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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atração de Genebra: ROGI Eletrico

  As 88 baterias de íon-lítio, conectadas em série, são dispostas no assoalho, num pacotão fechado. O conjunto pesa 220 quilos.
Por grossos cabos, as baterias mandam tensão de 330 volts para dois inversores, sob o porta-malas.Um dos inversores transforma a corrente contínua das baterias em corrente alternada, para alimentar o motor do i MiEV, no eixo traseiro.
Câmbio não há, já que o motor elétrico tem torque máximo desde 1rpm. Há só uma caixa de redução para aproveitar melhor a força do motor, que pode girar a 13.000rpm.
Um segundo inversor carrega uma bateria comum, de 12 volts, para os outros componentes do carro - como faróis e lanternas.
Uma bombinha de ar elétrica cria vácuo para se ter servofreio. A direção assistida e o compressor do ar-condicionado também são tocados por pequenos motores elétricos. Há airbags e ABS. Existe também um ventilador para o pacote de baterias e um sistema resfriador para o motor e os inversores.
Toda essa eletrônica é controlada por um módulo central. Em acidentes ou se a água de enchente cobrir o carro, os conjuntos de baterias perdem as conexões entre si, evitando que os ocupantes morram eletrocutados.
A ré inverte o passo do motor elétrico. No seletor do console, há três posições para gerar mais ou menos energia a cada freada ou desaceleração. Acompanha-se o processo por um econômetro no painel. Quanto mais regeneração, maior é a sensação de freio motor. A posição mais econômica é a ideal para descer ladeiras.


O cabo de recarga é conectado no lugar onde ficaria um bocal de gasolina. Ligando o Rogi a uma tomada comum de 110v, são 8 horas para levar as baterias zeradas até a carga total. Se a tomada for de 220v, o tempo é reduzido para 4 horas.


Como as baterias de íon-lítio são caras, no Brasil o Rogi pode custar o equivalente a R$ 80 mil, no EUA. O Valor é para U$ 39 mil -  um valor Baixo para um Hatch Médio életrico. No Brasil, pior, já que o modelo pagaria impostos de importação. E, no licenciamento, os elétricos levam a mesma taxa de carros de grande cilindrada.Por isso nao sera vendido aqui
Ficha técnica: 
PREÇO: Equivalente a U$ 39 mil (no EUA)
ORIGEM: Brasil,Bahia , Mata de São João
MOTOR: Traseiro, transversal, elétrico, corrente alternada. Potência de 78kW (85cv) e torque de 180Nm (18,3kgfm) a partir 1rpm
TRANSMISSÃO: Tração traseira e caixa de redução com marcha única
PNEUS: 145/65 R15 (dianteira) e 175/55 R15 (traseira)
DIMENSÕES: 3,40m de comprimento; 2,55m de entre-eixos; 1,60m de altura
PESO: 1.080 quilos
DESEMPENHO: 0 a 100 km/h em 14,6s e máxima de 130km/h (limitada eletronicamente)
AUTONOMIA NA CIDADE: 160 quilômetros

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